Você sabe como funciona um sistema PABX?
Você já se perguntou como funciona a ligação entre os ramais de uma mesma empresa? Saiba que a coordenação dessa comunicação é feita pelo sistema PABX, uma das tecnologias mais importantes e funcionais para a operação da telefonia nas organizações. E, embora não seja uma novidade, o PABX continua evoluindo a cada dia, agregando valor às empresas que optam por ele, como é o caso da central telefônica digital.
O PABX (Private Automatic Branch Exchange, ou “Troca Automática de Ramais Privados”)
Foi concebido como uma central particular, que realiza a distribuição das ligações recebidas para a rede de aparelhos telefônicos da empresa. No post de hoje, explicaremos com detalhes todos os aspectos envolvendo essas tecnologias. Confira!
Afinal, como funciona uma central telefônica?
A história atribui a Alexander Graham Bell a invenção do telefone, por volta de 1860. Ele surgiu para permitir a comunicação a distância entre duas pessoas. A princípio, era necessária a ligação direta entre os dois aparelhos, motivo pelo qual não era possível expandir a comunicação para outros grupos.
Então, em 1879, foi ativada a primeira central telefônica do mundo, em Paris. O seu funcionamento era simples: um enorme painel concentrava diversas linhas telefônicas. Os usuários eram conectados uns aos outros pelos operadores.
No Brasil, a primeira central telefônica surgiu no final desse mesmo ano, batizada de Telefônica do Brasil. Cerca de 20 anos depois, surgiram os primeiros sistemas otimizados, que faziam a conexão entre as linhas, sem a necessidade de intervenção humana.
O sistema PABX é uma central de telefones?
Sim, dentro de uma mesma rede corporativa. O PABX funciona da mesma maneira que a central telefônica, com a diferença de que estão conectados a ele somente os aparelhos da empresa gestora. Atualmente, a tecnologia disponibiliza também uma série de serviços adicionais para o negócio.
O PABX facilitou bastante a comunicação no meio organizacional, que anteriormente precisava contar com os serviços de uma operadora de telefone para realizar todas as suas comunicações. Dessa forma, se uma empresa possuísse 500 aparelhos telefônicos, ela precisaria pagar por 500 linhas, representando um altíssimo custo para gestores e empreendedores.
Com o sistema, ela passa a ter apenas uma linha junto a central, deixando a cargo da tecnologia a sua distribuição em quantos ramais forem necessários. O PABX faz a conexão de todos eles entre si e da linha central com a operadora local.
Além disso, a tecnologia evoluiu e se tornou uma solução que, com a ajuda de softwares e sistemas complementares, possibilita as companhias a gastarem o mínimo possível com telefonia fixa e móvel, além de permitir o gerenciamento do uso do telefone de forma mais estratégica e sem desperdício de recursos.