9 vantagens com a implementação do PABX
1 – Redução de custos: A primeira vantagem da implementação do PABX é que o empreendimento passa a ter todos os seus ramais de comunicação conectados em uma única central, possibilitando a realização de ligações rápidas, de qualidade e gratuitas entre os setores, inclusive aqueles localizados em outras filiais da empresa (dependendo do tipo de serviço escolhi-do). Além disso, trata-se de uma tecnologia que exige baixa manutenção, oferece tarifas mais reduzidas ou, até mesmo, nulas, no caso do sistema PABX IP. Tudo isso promove uma redução de custos com as contas de telefonia, o que é importante para manter a saúde do orçamento corporativo, especi-almente em longo prazo.
2 – Otimização do sistema: Com essa solução, a empresa passa a ter todos os seus ramais unificados, sejam eles do sistema VoIP ou do convencional. Por isso, não existe a necessidade de mudar os números de telefones de nenhum funcionário, otimizando a implementação do sistema. Essa facilidade também permite maior integração da tecnologia com o dia a dia laboral, já que os profissionais conseguem se adequar a ela de forma natural, sem passar por mudanças bruscas. Além disso, a inteligência do sistema PABX IP identifica de maneira automática a melhor rota para que se faça a chamada, ficando a cargo do colaborador apenas a tarefa de digitar o ramal para o qual ele deseja fazer uma ligação.
3 • Menor burocracia: As soluções mais modernas de PABX são baseadas em aplicações mais simplificadas com ferramentas inteligentes, como a distribuição automática de chamadas, autoatendimento, secretária eletrônica, mobilidade, possibilidade de se fazer a auditoria das ligações realizadas, entre outras. Todas essas opções são mais fechadas e burocráticas na telefonia convencional, o que também as torna mais caras junto às operadoras.
4 • Maior disponibilidade: Organizações que adotam essa tecnologia conseguem integrar todos os seus ramais em uma única rede centraliza-da de dados, facilitando a sua administração, manutenção e disponibilidade.
Então, caso ocorra qualquer tipo de problema na rede ou em um determinado ramal, ele é rapidamente identificado e corrigido, evitando que o sis-tema fique instável ou indisponível, mantendo a continuidade e a confiabilidade do serviço, evitando prejuízos para a comunicação corporativa.Além disso, pode-se adicionar ou remover ramais ligados ao sistema PABX, sempre que for necessário. Essa é uma manobra importante para quando ocorrer a necessidade de reparo, o que, na prática, significa manter as atividades ainda que o sistema passe por uma manutenção, por exemplo.
5 • Relatórios gerenciais: Gestores de TI sempre têm de ficar atentos ao andamento do sistema de telefonia da empresa. Com o sistema convencional, eles ficam atrelados apenas à fatura da concessionária de telecomunicações. Já o sistema PABX oferece relatórios completos com dados relacionados a cada ramal, como data, hora, tempo de duração, destino e valor da tarifa de todas as ligações realizadas e recebidas, facilitando o seu acompanha-mento, identificando possíveis inconsistências e vulnerabilidades.
6 • Aumento de produtividade: O PABX IP oferece um importante ganho de performance ao unificar todo o sistema de comunicação empresa-rial. Como as chamadas ocorrem via internet, pode-se utilizar todos os seus recursos a qualquer hora e lugar, graças à mobilidade oferecida pela tecnologia. É justamente isso que, em médio e longo prazo, isso resulta no aumento de produtividade dos profissionais, que conseguem acessar o sistema de qualquer lugar e efetuar as ligações necessárias para a execução de suas atividades, independentemente de sua área de atuação dentro da organização.
7 • Possibilidade de realizar videoconferências: Um recurso altamente valorizado no mercado atual é a possibilidade de fazer videoconferências, o que é plenamente possível para quem já utiliza VoIP. Isso possibilita reuniões entre os colaboradores, ainda que não estejam no mesmo local.Além disso, não há a necessidade de utilizar recursos para deslocamentos nem problemas com atrasos ou despesas com viagens, o que é muito vantajoso para a organização.
8 • Contingência e redundância: Em empresas de determinados segmentos, como Call Centers, contact centers, bancos, bolsas de valores, hospitais, entre vários outros, o setor de telefonia é uma aplicação de missão crítica, pois esses segmentos dependem 100% dela. Nesses casos com implementação do PABX ofereça diferentes níveis de segurança, contingenciamento total do servidor de telefonia e redundância de partes críticas como fonte de alimentação e disco são atividades essenciais para manter a continuidade dos serviços, mesmo em situações de sobrecarga ou de possíveis falhas no sistema.
9 • Escalabilidade: Com a constante evolução do sistema, o mercado já oferece várias opções de hardware, com funcionalidades personaliza-das de acordo com o porte e a necessidade do negócio. Assim, é possível atender organizações de qualquer porte. A escalabilidade também é importante para acompanhar a evolução do negócio. Se houver a necessidade de expandir a quantidade de terminais, is-so pode ser realizado de forma simples e prática. Por outro lado, se for pre-ciso enxugar ramais e diminuir a sua rede, ele também permite a mudança.
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