O PABX IP conta com diversas funcionalidades que contribuem para que os resultados nas empresas sejam aprimorados.
Conheça alguns desses re-cursos nos tópicos a seguir.
1 – Possibilidade de integração: Com esse sistema, é possível suportar todos os tipos de tecnologias voltadas para a telefonia. Isso envolve linhas analógicas, digitais, celulares e, obviamente, o VoIP.
2 -Escalabilidade: A central de um PABX IP funciona por meio do licenciamento de softwares e isso vale para os canais de voz e também para a quantidade de usuários. Com isso, há a possibilidade de expandir a quantidade de ramais sem que, necessariamente, tenha que trocar a tecnologia. Se formos comparar com a linha analógica (telefonia tradicional), podemos dizer que a solução é muito superior, em termos de desempenho e escalabilidade.
3 – Unidade de Resposta Audível (URA) e discadores: Essa funcionalidade é especialmente importante para empresas que trabalham com call center, SAC e televendas, por exemplo. Por meio de um discador automatizado, as ligações passam a ser distribuídas com mais eficácia. A URA e o discador trabalham em sinergia para suportar ligações ativas ou receptivas, além da possibilidade de integrar com sistemas ERPs e CRMs — melhorando o atendimento ao cliente cada vez mais.
4 – Gestão remota das ligações: Já mostramos como o PABX IP contribui para melhora a mobilidade nas empresas. Isso também serve para a gestão e o acompanhamento das ligações. Assim, o gestor pode monitorá-las interna-mente (na empresa) ou externamente (em trabalho remoto). Por meio do acesso à internet, é possível verificar as chamadas e as despesas de cada uma delas — o que é especialmente importante em call centers ativos, o que facilita o controle de custos e de orçamento do setor.
5 – Gravação de chamadas: As chamadas recebidas e realizadas por meio de um PABX IP podem ser gravadas e armazenadas. Posteriormente, elas po-dem ser usadas para diversas finalidades, entre elas:
• monitoramento das conversas com os clientes;
• treinamento dos colaboradores;
• segurança dos atendentes e do público.
Esse recurso pode ser útil para os gestores da área, profissionais da área de TI e auditores (internos ou externos).
6 – Possibilidade de atuar com profissionais e escritórios remotos: Mais uma vez a mobilidade entra em cena. Os ramais (sejam eles internos ou não) de uma mesma empresa comunicam entre si com um custo zero para a organização — mesmo que uma das partes esteja localizada em outra cidade, estado ou país. Para isso, basta que o profissional tenha acesso à internet com uma cone-xão que seja suficiente para realizar e receber chamadas com qualidade. Além disso, vale destacar a possibilidade de realizar integração com os smartphones desses colaboradores, já que os processos podem ser executados remotamente.
7 – Integração com os recursos já utilizados pela empresa: Essa função é, talvez, uma das maiores vantagens de se investir no sistema IP. Ele permi-te que os recursos já utilizados sejam integrados e contribui para aproveitar o custo da aquisição dos equipamentos anteriormente — e isso também ajuda a amortizar o valor da nova tecnologia. Portanto, é possível usufruir de headsets, telefones, PABXs e a central atual.